PARA ESTIMULAR O PLANO DE DECÊNIO DA OEA:

SEDISCAP em busca da sustentabilidade administrativa e financeira

(Contribuição ao RIADIS em ação do SEDISCAP)

A Secretaria Técnica para o Decênio pelos Direitos e a Dignidade das Pessoas com Deficiência no Continente Americano (SEDISCAP), que se encontra instalada no Panamá desde maio de 2008, fez uma nota às instituições responsáveis pelo tema de deficiência nos trinta e quatro países que integram a Organização dos Estados Americanos (OEA), onde os solicitou que se empenhem em atribuir nos orçamentos do próximo ano de 2010, uma soma razoável, correspondente à contribuição que cada um deve realizar, com a finalidade de assegurar o funcionamento operacional deste importante organismo do sistema interamericano, conforme a Resolução CP/RES.926(1625/08).

 Eneida Ferrer, diretora do SEDISCAP
Eneida Ferrer, diretora do SEDISCAP, expõe o Plano de Ação do Decênio no seminário – workshop, “Sem ação, não há direito”.

SEDISCAP, até o presente momento, sustentou seu funcionamento técnico e administrativo, através de contribuições do Governo do Panamá, tanto em dinheiro ao Fundo Especial de Contribuições Voluntárias, como em espécie para a instalação e operação do escritório. A contribuição realizada pelo Panamá terminará em abril próximo, pelo que se faz urgente e necessária a confirmação da contribuição de cada país para garantir sua sustentabilidade.

Próximo janeiro, em Washington, sede da organização frente ao Conselho Permanente, o Embaixador Guillermo Cochéz, encarregado da Missão do Panamá frente a OEA, apresentará um relatório detalhado sobre os avanços alcançados pela SEDISCAP, assim como seus desafios y exortará aos países que realizem as contribuições pertinentes no espírito da solidariedade subjacente à criação deste fundo.